Trabalho realizado pelo aluno Luís Vaz Pereira do 4ºano
Trabalho realizado pelo aluno Carlos do 4ºano
PALAVRAS QUE NOS FAZEM SONHAR
Certa noite o Carlos que tinha oito anos de idade perguntou á avó Maria já com a sabedoria dos seus oitenta e sete anos o que era o Natal. A avó muito calmamente começou a explicar-lhe.
-Carlos, o Natal é a festa mais bonita do ano, é nesta altura que todas as famílias se reúnem para celebrar o nascimento de Jesus, é o dia da partilha e do amor entre todos os homens. Para os que têm o coração aberto, pronto a dar e receber, é um dia muito feliz. Estes dão amor, carinho, ou simplesmente um abraço amigo, levando a sua alegria a todos. Sabes Carlos, devemos ajudar principalmente os que não têm quem os oiça, quem os ajude, quem lhes mostre que há mundo a descobrir para além de si mesmos.
Entretanto o Carlos interrompe a avó e pergunta-lhe:
-Então avó o Natal não é importante pelas prendas que recebemos, pelo pinheiro que enfeitamos?
-Sim Carlos, mas o mais importante é aquilo que temos dentro de nós para dar aos outros.
Perguntou o Carlos.
-Então avó, mas, o que é que eu tenho dentro de mim para dar?
A avó respondeu.
-Tens a tua alegria, o teu sorriso, a tua curiosidade, a tua maneira de estar no mundo; ó meu filhinho, sem te dares conta, já estás a dar tudo isto a esta pobre velhota que está a sentir no seu coração que hoje se faz Natal.
O Carlos abraçou-se na avozinha, cobrindo-a de beijos, e esta cheia de dores nos ossos, mas com o coração a saltar de alegria, pegou no Carlinhos ao colo e enquanto o mimava demoradamente este adormeceu.
Enquanto dormia, o Carlos sonhou que vivia num mundo onde todos eram crianças, este mundo tinha pais, filhos, avós, patrões, empregados, policias, professores, médicos, etc. O mundo que o Carlos sonhou era igual a este em que vivemos, só que todos tinham o coração como o das crianças.
Sem comentários:
Enviar um comentário